Please wait while processing...
Logout
Thank you for your visit, see you soon on Lyreco
Em 2023, a Lyreco lançará a primeira versão da sua «Sustainable Selection», uma nova metodologia de avaliação progressiva, mais clara e próxima da nossa estratégia de sustentabilidade a longo prazo, que visa fortalecer o atual processo de compra da Lyreco com iniciativas, ações e decisões mais sustentáveis. O processo de compras sustentável da Lyreco segue os princípios da norma ISO 204001, validados pela SGS2.
A nova metodologia de avaliação será implementada em duas etapas sucessivas e exige o cumprimento de três critérios obrigatórios por parte dos nossos produtos e fornecedores para aprovação na avaliação geral:
1ª etapa: avaliação de fornecedores
Esta avaliação de fornecedores é o 1.º critério obrigatório definido pela Lyreco; baseia-se em critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) e é considerada completa se:
2ª etapa: avaliação de produtos (desde que seja aprovada a avaliação do fornecedor ao qual os produtos em questão foram adquiridos)
A avaliação do produto considera-se completa se forem cumpridos os dois critérios obrigatórios definidos pela Lyreco:
Se os três critérios obrigatórios acima forem cumpridos, os produtos serão posteriormente avaliados para atribuí-los a um dos três seguintes ícones da «Sustainable Selection»:
PLANET by Lyreco
Os produtos da seleção «Planet» são selecionados em função do seu foco em contribuir para o meio ambiente. Um produto da seleção «Planet» deve: (i) ter uma certificação ambiental principal de tipo 1 com reconhecimento global, E/OU (ii) estar recondicionado, E/OU (iii) ser composto por uma porcentagem mínima de materiais reciclados, E/OU (iv) ter um resultado de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) verificado por terceiros E/OU (v) ter um mínimo de 2 características ambientais, como ser recarregável ou reutilizável, compostável ou biodegradável, retornável ou com uma vida útil prolongada. Nossas diretrizes seguem os requisitos da ISO 14021 – uma norma global altamente confiável.
Nossa seleção «Planet»
PEOPLE AT WORK by Lyreco
Os produtos da seleção «People at Work» são selecionados pela sua contribuição para uma melhor experiência de trabalho em condições adversas. Um produto da seleção «People at Work» deve: (i) possuir, pelo menos, uma certificação orientada para o bem-estar, E/OU (ii) possuir propriedades de facilidade de ajuste, acessibilidade otimizada, estimulação de movimento ou prevenção de dores e lesões. Estes critérios são desenvolvidos considerando o pessoal das empresas, independentemente do seu ambiente de trabalho.
Nossa seleção «People at work»
COMMUNITY by Lyreco
Na Lyreco, estamos cientes da repercussão social dos produtos adquiridos. Assim, os produtos da seleção «Community» devem: (i) possuir, pelo menos, uma certificação que garanta boas práticas na sua cadeia de produção, E/OU (ii) promover a produção local, E/OU (iii) promover as empresas sociais (isto é, empresas movidas por uma missão socioambiental cujo principal objetivo seja ter um impacto social e reinvestir os seus benefícios na criação de uma mudança social positiva), tudo isso para que as comunidades mais pequenas assumam um papel de destaque.
Nossa seleção «Community»
Perguntas frequentes:
Os requisitos e as tendências de sustentabilidade evoluíram rapidamente nos últimos anos; agora, afetam aspetos desde o produto em si até à sua embalagem e repercussões no final da sua vida útil. Na Lyreco, queremos facilitar a identificação dos produtos incluídos na «Sustainable Selection». Por este motivo, estamos em plena transição do selo “Árvore Verde” para “Sustainable Selection” da Lyreco, sujeita a mais requisitos.
O selo «Árvore Verde» da Lyreco foca-se em produtos que contribuem positivamente para o meio ambiente; por outro lado, o selo «Sustainable Selection» by Lyreco está sujeito a mais requisitos, centrados em normas ESG e articulados em torno de três critérios obrigatórios:
Se os três critérios obrigatórios acima forem cumpridos, os produtos serão posteriormente avaliados para atribuí-los a uma das três seguintes seleções da «Sustainable Selection»:
A metodologia da «Árvore Verde da Lyreco» baseia-se na norma ISO 14020: etiquetas ecológicas e declarações ambientais. Já a «Sustainable Selection» da Lyreco baseia-se na norma ISO 20400: diretrizes para compras sustentáveis.
Na Lyreco, estamos empenhados em adotar os processos adequados para cumprir os nossos compromissos de sustentabilidade. A melhor forma de consegui-lo é trabalhar em estreita colaboração com parceiros externos que acompanhem e orientem regularmente as nossas práticas internas.
O processo de compras sustentável da Lyreco segue os princípios da norma ISO 204001, validados pela SGS2. A «Sustainable Selection» by Lyreco continuará a ser melhorada continuamente, de forma a satisfazer os requisitos e as necessidades em constante mudança do mercado, bem como para aumentar o nosso nível de maturidade em matéria de sustentabilidade.
A nossa metodologia foi concebida para que possa evoluir e melhorar. A nossa escala de avaliação (pontuação mínima, âmbito de requisitos, etc.) já é muito exigente e vai tornar-se cada vez mais rigorosa.
Rodapé/Aviso legal:
A Lyreco desenvolve a metodologia «Sustainable Selection» com base em critérios definidos internamente. A avaliação é baseada em informações e evidências fornecidas pelos fornecedores; pode incluir, entre outros, certificados, fichas técnicas de dados, relatórios de teste, procedimentos, relatórios de outro tipo ou declarações de conformidade dos fornecedores.
1 ISO 20400:2017: diretrizes para compras sustentáveis.
2 A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. A SGS é reconhecida como a referência global de qualidade e integridade. Com mais de 75.000 colaboradores, a SGS opera uma rede de mais de 1500 escritórios e laboratórios em todo o mundo.
3 Em 2023, os pontos são atribuídos da seguinte forma: aspetos ambientais (máx. 35 pontos), sociais (máx. 40 pontos) e de governança (máx. 25 pontos), com uma pontuação total mínima de 20 pontos. O sistema de pontuação será revisto para aumentar o nível de exigência a partir de 2024.